Alimentação ideal para Gerbil: indicações de veterinários e criadores

       Diante de tantas opções de alimentação, muitas vezes não sabemos o que devemos priorizar, e quais são os alimentos nutricionalmente mais importantes para os gerbis. Uma alimentação equilibrada e balanceada é fundamental para manter seu animalzinho saudável. Por isso, coloco aqui algumas indicações que adquiri com criadores e veterinários de animais exóticos a este respeito.

As rações extrusadas mais indicadas são:
- Nutrópica Hamster
- Megazoo Hamster e Gerbil
- Serelepe Original
- Biotron Gerbos e Hamsters
- Alcon Club Roedores


       A ração extrusada é indicada por muitos criadores, mas os alimentos naturais também são de suma importância na dieta dos gerbis. Abaixo coloco indicações de alimentação que recebi em consultas com veterinários de animais exóticos.
      É interessante ressaltar que os gerbis são animais que vivem, na natureza, majoritariamente debaixo da terra; e, por isso, seu organismo é melhor adaptado para ingerir raízes, sementes e algumas folhas. Frutas só devem ser dadas esporadicamente, pois possuem, em geral, muito açúcar, e não fazem parte da dieta natural deste animal.
       Os alimentos naturais devem ser higienizados como para consumo próprio, e retirados do terrário após cerca de 24h à disposição.

Alimentos naturais que podem ser oferecidos diariamente; de preferência, de forma alternada e crus:
- Inhame (ótimo para aumentar a imunidade)
- Couve
- Beterraba
- Espinafre
- Cenoura

Alimento natural que deve ser oferecido 1 vez por semana:
- Ovo cozido e com casca (para proteína animal)


       Além disso, também recebi indicações de algumas ervas que possuem efeito calmante e anti-inflamatório, e que podem ser dadas em caso de o gerbil estar ferido, ou estressado.
       Vale lembrar que o estresse é uma das principais causas de morte de pequenos animais. Quando o animal está ferido, ele também fica estressado, devido à dor. Nesses casos, o ideal é o uso da combinação dos dois tipos de ervas, para combater a inflamação e o estresse.
       Em casos de apresentação de gerbis, o uso das ervas de efeito calmante também pode ser muito útil. 

Ervas com efeito calmante:
- Camomila
- Cidreira

Ervas com efeito anti-inflamatório:
- Arnica
- Saião



       A seguir, coloco a receita do mix de sementes que eu utilizo. Ela foi elaborada de forma balanceada por uma nutricionista animal, e me foi transmitida pela criadora que me vendeu as minhas primeiras gerbis. Desde que comecei minha criação a utilizo, e eles amam! Todas as sementes devem estar cruas e sem sal.
       No meu caso, eu misturo a ração extrusada com o mix de sementes, em uma proporção de 2 do mix para 1 da extrusada. Essa mistura fica sempre à disposição deles, no terrário. 
Quando algum gerbil está gordinho eu retiro do pote de alimentação dele a semente de girassol e o amendoim, que são alimentos gordurosos. Algumas pessoas os utilizam apenas como petisco, mas, caso o gerbil esteja com um peso ideal, não há problema em misturá-lo à ração. 
       A semente de abóbora é utilizada para prevenir vermes.
      Geralmente, os gerbis acabam preferindo algumas sementes do que outras do mix, e deixam pro final as que eles menos gostam. Nesses casos, é importante não repor a ração até que eles tenham comido grande parte da mistura do pote, para que possam ingerir os nutrientes de todas as sementes do mix balanceado.
       Aqui no Rio de Janeiro, eu monto o mix na loja Casas Pedro, e nessa quantidade custa aproximadamente 15 reais.

Mix de sementes para gerbil:

- 100g de Arroz
- 100g de Aveia
- 100g de Gergelim
- 100g de Grão de Bico
- 100g de Lentilha
- 100g de Painço
- 100g de Trigo em Grão
- 50g de Quinoa
- 50g de Linhaça Dourada
- 30g de Semente de Girassol
- 30g de Amendoim
- 30g de Semente de Abóbora


       A mistura que eu utilizo, pronta, fica assim:
  

       Por fim, indico um suplemento vitamínico que só precisa ser utilizado em casos especiais, como gravidez, tratamento de doenças, falhas na pelagem, prostração, etc. O tempo sugerido de utilização é de pelo menos 20 dias, pois é o tempo necessário para a suplementação fazer efeito no organismo do animal. A dosagem é de acordo com o indicado na bula (10 gotas para cada 50ml de água). É importante lembrar que muitas vitaminas são fotossensíveis, e perdem suas propriedades em contato com a luz. Por isso, o bebedouro que for utilizado para a suplementação deve ser pintado, ou estar todo tampado com alguma fita aderente escura, por exemplo. O Roevit deve ser trocado diariamente, e agitado antes da aplicação.
       Depois que publiquei este post, me indicaram o suplemento vitamínico Glicopan Gold, como sendo mais nutritivo e eficiente do que o Roevit. Porém, justamente por se tratar de um complexo vitamínico mais forte, o ideal é que seja dado apenas com indicação veterinária, para não correr risco de hipervitaminose.

Suplemento vitamínico para gerbil:
- Roevit


Espero que seja útil,
E bon appetit! <3

(Texto de Raquel Haddad)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Emergência com o Gerbil: primeiros cuidados

Forração ideal para gerbil: mitos e novas tendências

Guia de cuidados básicos - Gerbil